domingo, 24 de setembro de 2017

O hip hop é foda!

Cheguei ontem, por volta das quatro horas da tarde, e mal tive tempo de colocar as sacolas na mesa da varanda, os cachorros já pulavam em mim. Scooby cinco vezes maior do que Fridinha, leva sempre vantagem. Não conhecia o afeto dos bichos até me converter aos cachorros. O menino abracei depois, tendo que ficar nas pontas dos pés porque já passa de um metro e oitenta. Eles crescem sem pedir licença, alguém já escreveu.
Mãe, tenho tanta música pra mostrar. Muitos lançamentos essa semana, né filho? Não tive tempo de ouvir. Então, senta aqui, você precisa ouvir essa. E colocou "Finanças" do DV Tribo. Nos versos do Djonga e da Clarinha o rosto dele se iluminava. Depois colocou "Flow Lázaro Ramos", uma brincadeira do rapper Froid com a entrevista de Criolo, no Programa Espelho, sobre ascensão da classe C e a fala do rapper que virou meme: "Lázaro, alguém nos ajude, a entender"... Daí, veio o verso:
"Lázaro avisa pra Thaís
Que eu to muito feliz em ver os dois juntos
Desde Cobras e Lagartos, eu torci por vocês
Mano juro, que orgulho
Esquece isso, trampar pra Globo
Eu não te julgo, também me submeto
Pois todo preto, só quer ar fresco
Família perto e um lugar seguro
Preto, negro, crespo, praga
Faca nas track no estúdio do Batma'
Porque não podemos ligar pros home'
Olha o que fizeram com Rafa Braga
Desculpa eu, quando eu falei da prata
Tava cego, isso não muda nada
Ainda me olham do mesmo jeito
É muito pior do que eu imaginava"
Nessa hora, o menino fazia caras e bocas de aprovação, tipo, que verso foda, mãe! Tipo, representatividade importa. E eu, concordando: Sim, filho. Importa, muito! "Esú" tem que ouvir com calma, mãe, em silêncio, sozinho, não dá para desperdiçar música, é um momento de celebração, tá ligada? Sim, tô ligada, filho. O menino fechou a playlist com o lançamento do MC Well (que eu não conhecia). O rap "Muito bem feito" tem a participação do Djonga. Os versos fazem referência, entre outros, a Frantz Fanon (Frantz Fanon que o diga/tira essa máscara branca) e bell hooks (Os menor leu bell hooks/e foi minha a ideia, irmão). Nessa hora eu não aguente, pausei o vídeo, quebrei o clima e intervi: Meu filho, "Pele negra, máscara branca" é um livro do Fanon. Apresentei seminário no doutorado sobre ele. Ameacei buscar o livro na estante, ele me interrompeu, tipo, agora não, mãe. Continuei sentada, mas acrescentei: acabei de discutir bell hooks com os meus alunos. Você precisa ler, filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário