domingo, 24 de setembro de 2017

Guarda-roupas

Você que cresceu tendo um guarda-roupas no quarto, me diz, como é? Hoje, uma amiga me enviou uma foto com a seguinte legenda: "meu primeiro guarda-roupas". Um armário pequeninho, branco, estilo Casas Bahia, uma meia porta, duas prateleiras e três gavetas. As coisinhas dela arrumadas, os cremes... Eu chorei! Chorei porque me vejo tanto na história dela. Os pais vieram do Vale do Jequitinhonha. Semestre passado ela se graduou na UFMG. Postou foto entre os pais, orgulhosos, exibindo o certificado. Só as deusas sabem o caminho que ela trilhou para chegar até aqui. Penso que, mais do que nunca, precisamos pensar nossos lugares de privilégios. Privilégio: do latim "privilegium" - "condição de vantagem atribuída à uma pessoa ou grupo em comparação aos demais. O privilégio garante ressalvas e imunidades que destacam o indivíduo perante outros, dando-lhe direitos especiais além dos comuns a todos." Minha amiga esperou 28 anos para ter seu primeiro guarda-roupas. 28 anos. Será pago em seis prestações. Ultimamente, como diz o rapper Delartovi na música "Tilelê", vejo gente escondendo privilégio para pagar de oprimido.
Faz isso, não. É muito feio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário