domingo, 24 de abril de 2016

Não vai ter golpe

Acordei com o coração apertado, uma sensação estranha que me remeteu para situações vividas em outras momentos onde também me senti assim. Em abril de 1984, eu ainda não podia votar, mas comprei no camelô, em BH, com meu salário de auxiliar de serviços gerais, uma camiseta amarela com os dizeres "Eu quero votar para presidente". Naquela época, o clima nas ruas era como hoje. A população mobilizada pressionado o congresso, muitos comícios, muitos artistas se posicionado. Apesar do clamor popular, a emenda "Dante de Oliveira" que tinha como objetivo restaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, foi rejeitada pela Câmara. Não conseguimos os 2/3 de votos favoráveis e por muito pouco, a eleição de 1985 foi mais uma vez, indireta. Tancredo Neves X Paulo Maluf (candidato com apoio dos militares). Lembro que assisti a eleição pela TV. Lembro da atriz Beth Mendes, em um discurso emocionado, que contrariou a orientação do seu partido (PT) à época, e votou em Tancredo Neves, o que lhe valeu a expulsão. As expectativas em relação à Tancredo Neves eram altíssimas e foi na mesma proporção a frustração quando ele morreu, sem sequer tomar posse. Em seguida foram 4 anos de política econômica desastrosa do governo Sarney. Em 1985, eu então, com 19 anos, votei pela primeira vez em Luiz Inácio Lula da Silva. Mas Collor foi eleito com uma margem de cerca de 4 milhões de votos. Foram 4 anos administrando a frustração e sentido na pele os efeitos do governo Collor, para em 1989 viver tudo novamente, dessa vez no primeiro turno. Mais 4 anos lambendo as feridas e alimentando esperanças para tudo se repetir nos anos seguintes perdendo duas vezes para FHC. A cada campanha lá íamos nós para a praça, com nossas camisetas vermelhas. Lembro de um dia inteiro, debaixo de chuva na Praça da Estação esperando a hora para ouvir o Lula falar. Por isso, hoje, o coração está apertado. Nunca consegui viver alheia aos acontecimentos políticos do meu país. Fico feliz que muitos amigos meus estão juntos comigo desde aquela época e continuam colocando a cara no sol, sem medo de se posicionar. O dia promete! ‪#‎NãoVaiTerGolpe‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário