segunda-feira, 11 de abril de 2016

Inveja

Hoje eu passei cerca de 1 hora na fila dos correios. Como todos os caixas eletrônicos da cidade foram estourados, só nos restou a agência dos correios para alguns serviços de banco postal. Hoje, a agência estava lotada, pois era dia de pagamento. Mas não havia dinheiro. Segundo a moça do caixa, eles têm evitado de ter muito dinheiro em caixa, justamente por causa dos roubos. Assim, duas filas foram organizadas, uma para pagamento e depósitos e outra para saque. À medida que o dinheiro ia entrando, a moça ia realizando os pagamentos. A certa altura, eu fechei o meu livro e fiquei ouvido as conversas. Ninguém falou em Dilma, Temer, Cunha ou Lava Jato. É como se existisse um mundo que passa ao largo de tudo o que acontece em Brasília. Agora à tarde, Maria veio me visitar. Como nunca chega de mãos abanando trouxe pra mim, uma abóbora de sua horta. Me contou o porquê de seu sumiço, me mostrando a cicatriz de um estrepe que lhe entrou perna adentro. "Eu que não sou doida de ir ao posto de saúde. 'Magina? Chega lá eles iam abrir minha perna toda e eu ia ficar entrevada dentro de casa, sem jeito de ir na missa e na procissão." Maria não sabe ler as letras, nunca frequentou escola. Foi com seus conhecimentos de medicina popular que cuidou da perna estrepada. Óleo de mamona, bicarbonato e folha de fumo. Me mostrou orgulhosa o machucado sarado. Eu li pra ela a parte dos agradecimentos da tese onde ela aparece com suas sementes de milho, quiabo, os ovos caipira, o colorau feito com urucum do seu quintal, as sacolas com milho verde, quiabo e jabuticaba que tantas vezes trouxe pra mim, durante o período da escrita. Seus olhos marejaram. Maria traz singeleza para os meus dias. Adoro ouvir suas histórias. Algumas me assustam, pois ela realizou durante muitos anos um trabalho análogo ao de escravo. Hoje, Maria é uma mulher livre. Sua preocupação é a falta de chuvas que está castigando sua plantação de abóboras e suas galinhas que, empesteadas, pararam de botar. Maria também não falou em golpe, impeachment ou sobre o muro da vergonha que ergueram em Brasília. Fiquei com inveja de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário