sexta-feira, 3 de março de 2017

Sobre racismo, privilégio e branquitude

Na minha infância, uma família da elite local, tinha o hábito de distribuir kit's de pão com mortadela e pedaços de queijo com goiabada. Nós, os da periferia, os da rua do Campo, do Cerradinho, formávamos filas na porta da casa, na praça, para receber a iguaria. Aqui em casa, fome, fome não chegamos a passar, pois sempre tinha o arroz e o feijão, alguma verdura, normalmente do quintal - chuchu, couve, alface. Mas, pão, doces e carne, rarissimamente que tínhamos. Já na velhice, recebendo a pensão de 1 salário mínimo, mamãe gostava da despensa sempre cheia. Ela sim, tinha muito medo de passar fome, novamente. No último domingo, dia 26, João Victor, um garoto de 13 anos, morreu depois de levar um soco na cabeça de um segurança do Habib's, na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de SP. Habib's, aquela rede que apoiou o golpe, lembram? Distribuíram 150 mil broches e cartazes com palavras de ordem contra o governo da presidenta Dilma. João Victor era filho de um catador de lixo [foi assim que o pai, Marcelo Fernandes, de 42 anos se definiu]. Ele pedia dinheiro na porta do estabelecimento para comprar um lanche. Eu estou com um bolo no estômago desde domingo. Esse bolo aumentou quando o menino chegou, depois de passar o carnaval com amigos na zona sul de BH. Ele disse, que durante todos os dias teve sempre a preocupação de escolher BEM, a roupa que ia sair. "Pra não ser confundido, né, mãe?" Durante nossa resenha sobre o carnaval, ele me contou, visivelmente impressionado, que em um dos dias, um dos amigos entrou descalço em um supermercado. Impressionado com a atitude, ele me perguntou: "Que dia, mãe, que eu vou poder entrar descalço e vestido de qualquer jeito em um supermercado, na zona sul?" Se pá, ele não pode ficar nem do lado de fora. "Privilégios da branquitude, meu filho. Bem-vindo ao mundo adulto". Foi o que disse a ele. João Pedro tem 14 anos, completará 15, em abril. João Victor tinha 13 anos. Tinha fome. Queria um lanche. Pedia dinheiro. Morreu com um soco na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário