sexta-feira, 3 de março de 2017

Fez sentido...

No segundo semestre de 1995 eu cursava duas disciplinas na licenciatura em Ciências Sociais na Faculdade de Educação da UFMG. Prática de Ensino em Ciências Sociais era ministrada pelo Professor Juarez Dayrell e foi durante o estágio dessa disciplina que decidi ser professora. A outra era ministrada pela professora Inês Teixeira, não lembro se história ou sociologia da educação. Era meu último semestre na Universidade. Eu dura, vivia a angústia de terminar o curso, deixar de ser estudante e virar desempregada. Na saída de uma das aulas, lembro que conversava com a professora Inês. Ela me sugeria: "por que você não participa das designações para professora na rede estadual? É uma experiência interessante." Segui seu conselho e em fevereiro de 1996, comecei a dar as primeiras aulas numa escola na periferia norte de BH. Hoje, 21 anos depois (meu deus!), substituo o professor Juarez que recém aposentou. Agora a pouco, enquanto preparava o primeiro encontro com as turmas que começam na semana que vem, lia o posfácio de um livro organizado pelo Juarez. O texto começa citando o poema "Aula" de Manoel de Barros. Extremamente poético, fui conferir quem escreveu e pra minha surpresa tá lá, o nome da Inezinha. Engoli o choro. Inês e Juarez foram dois professores fundamentais não só na minha formação, como nas escolhas que fiz pra minha vida. Quando estou em sala de aula eles são minha inspiração e nesses 20 anos que sou professora procuro sempre imitá-los. Juarez, Inês, sala de aula, Manoel, poesia. Sabe quando de repente sua vida faz todo sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário