segunda-feira, 2 de abril de 2018

A vida é horrível

A polícia de Goiás matou 10 pessoas em menos de 24 horas. No Espírito Santos foram dois irmãos mortos com mais de 20 tiros cada um. O que se quer matar quando uma pessoa é alvejada com mais de 20 tiros? Lembro sempre do conto "Mineirinho" da Clarice: 

"Mas há alguma coisa que, se me faz ouvir o primeiro e o segundo tiro com um alívio de segurança, no terceiro me deixa alerta, no quarto desassossegada, o quinto e o sexto me cobrem de vergonha, o sétimo e o oitavo eu ouço com o coração batendo de horror, no nono e no décimo minha boca está trêmula, no décimo primeiro digo em espanto o nome de Deus, no décimo segundo chamo meu irmão. O décimo terceiro tiro me assassina — porque eu sou o outro".

Mais de 20 tiros, cada...

Em Maricá foram cinco jovens com tiros na cabeça. Meninos do hip hop, produtores culturais da quebrada.

Os mesmos corpos matáveis de sempre: pobres, pretos, da periferia. No país que mata mais do que 150 países juntos (http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/jcnasruas/2017/06/28/brasil-mata-mais-que-150-paises-juntos/).

Daí, lembrei da Maria Aparecida Bento e do conceito de "indignação narcísica", que é o sentimento de indignação com a violação dos direitos do outro, mas só quando essa violação afeta o grupo de pertença.

Quem se importa com o extermínio da juventude negra? Uma geração está sendo exterminada.

Minha amiga Luana fala do cuidado que precisamos ter para não adoecer. Carlandréia fala que não aguenta mais ver corpos negros tombando. Micheliny Verunschk fala do baixo astral que começa a tomar conta.

Lembro de Adélia e do poema "Bendito":

"Louvado seja Deus, meu senhor
Por que meu coração está cortado a lâmina
Mas sorrio no espelho ao que
À revelia de tudo se promete;
Por que sou desgraçado
como um homem tangido para a forca," (...)

Daí, o menino me chama para ver o céu estrelado, estende a rede na areazinha junto às plantas e separa a playlist dele. Tem Maneva, Lagum, mas também tem Tim Maia e Cassiano. Cassiano que ele conheceu ouvindo Racionais:
"O luar representa
Ouvindo Cassiano, há
Os gambé não guenta".
Ele quis saber quem era esse Cassiano que os gambé não guenta. Ouviu e se apaixonou.
Enquanto estávamos deitados na rede ouvindo música e olhando as estrelas, Fridinha pulou e ficou em cima da gente.
Voltei à Adélia:
"Louvado sejas, porque a vida é horrível
Porque mais é o tempo que eu passo
Recolhendo os despojos
- velho ao fim de uma gerra como uma cabra -
Mas limpo os olhos e o muco de meu nariz
Por um canteiro de grama.
Louvado sejas por que eu quero morrer, mas tenho medo
E insisto em esperar o prometido
Uma vez quando eu era menino
Abri a porta de noite
A horta estava branca de luar
E acreditei, sem nenhum sofrimento:
LOUVADO SEJAS!!!!"

A vida é horrível, são as horinha de descuido na companhia de Fridinha e do Menino que não me deixa adoecer.

Se cuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário