sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Só os loucos...

Minha mãe nunca sentou num banco de escola. Não sabia ler as letras, mas lia o mundo como ninguém. Ela tinha muita vergonha de não saber ler e sempre quis um destino diferente para xs filhxs. Meu pai pensava diferente. Ele queria mão-de-obra pra ajudá-lo na roça. Achava estudo bobagem. Mamãe, não! Como a mãe do poema de Adélia, ela "achava estudo a coisa mais fina do mundo". Por isso, não sossegou enquanto não saiu da roça. A mudança para Baldim foi uma revolução em nossas vidas. Lembro do capricho dela com os nossos uniformes, as tranças nos cabelos crespos que precisavam durar pelo menos uma semana. "Estude! Estude para ser alguém na vida". Os irmãos mais velhos não conseguiram. Viveram os períodos mais difícieis. Mas, dos 10 filhos, 6 fizeram universidade pública. 5 fizeram licenciatura. Somos uma família de professorxs. Eu, me decidi pelas Ciências Sociais numa aula de sociologia da educação, no curso de magistério. Professora Leda! As aulas eram interessantíssimas, conectadas com o mundo a nossa volta. Ali, eu comecei a me interessar pela Sociologia. Depois, descobri que existia o curso de Ciências Sociais. Lembro até hoje, do dia que minha irmã chegou pra mim e falou de um curso que era a nossa cara, tudo que gostávamos de ler. Lembro que comprei o Guia do Estudante para saber mais informações, e decidi: Ciências Sociais - ênfase em Sociologia (Licenciatura e Bacharelado para ampliar as possibilidade de emprego). Na época, começo da década de 1990, já existia a discussão da obrigatoriedade ou não da sociologia no ensino médio. Fernando Henrique Cardoso, o "príncipe" sociólogo vetou a obrigatoriedade, que só veio depois, no governo Lula, o torneiro mecânico. Quando fiz meu estágio, durante a licenciatura, já na primeira aula, tive a certeza que queria ser professora. Hoje, estou professora substituta na Faculdade de Educação, da UFMG. A disciplina? Prática de Ensino em Ciências Sociais. Tenho a turma mais linda que alguém pode ter. Afinal, quem escolhe fazer licenciatura num país que professorxs com graduação ganham praticamente o mesmo salário que um adolescente menor aprendiz? Só xs loucxs. E como diz a música que o menino outro dia ensaiava com xs colegxs: "Só os loucos sabem. E disso os loucos sabem, só os loucos sabem"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário