domingo, 4 de março de 2018

Reza é o que salva da loucura



  • Enquanto não rezo, meu dia não desenrola. Minha reza é a leitura e a escrita. Preciso ler um capítulo, um conto, uma crônica, um poema, algumas páginas. Depois, sento e escrevo, nem que seja um ou dois parágrafos. Estou lendo três livros ao mesmo tempo, mas nenhum me pegou de jeito. Fui ler Caio Fernando Abreu, que confesso, só descobri ano passado. E é muito bom! Li o conto "Terça-feira gorda" que me fez lembrar o clip "Flutua" do Johnny Hooker e da Liniker, com participação mais do que especial do Jesuíta Barbosa (https://www.youtube.com/watch?v=mYQd7HsvVtI). Assisti, ontem, com o menino. "Mãe, isso é tão bonito! Como alguém pode ver outra coisa além de beleza em duas pessoas se amando?" Depois da leitura fui ao quintal ver o milho criolo. Colhi duas espigas para usar no almoço. Ainda não estão completamente maduras, mas o medo que elas endureçam é maior, por isso fico monitorando. Tatiana e Eliel foram embora, ontem, no final do dia. A casa ficou num silêncio esquisito. Ainda estou refletindo sobre nossas conversas-divãs na mesa da cozinha. Tenho tanto orgulho da Tati. É minha sobrinha, filha de uma irmã muito querida, a Glória. Lembro da Tati, pequeninha. Me assusta vê-la agora, uma mulher feita, mãe, graduada em dois cursos, bibliotecária premiada. "Adoro o que faço, tia", me disse. Reli o conto do Caio: "Entreaberta, a boca dele veio se aproximando da minha. Parecia um figo maduro quando a gente faz com a ponta da faca uma cruz na extremidade mais redonda e rasga devagar a polpa, revelando o interior rosado cheio de grãos." Fui até a geladeira. Os imãs de bandas de rock do menino, todos, atrapalhados. Marca do pequeno Eliel. Eles sempre ficam assim quando tem criança na casa. Não mexi, deixei do jeito que estavam em homenagem ao sobrinho-neto. Peguei um figo no pote de doce. Fui certificar se Caio falava a verdade: "Você sabia, eu falei, que o figo não é uma fruta mas uma flor que abre para dentro. O quê, ele gritou. O figo, repeti, o figo é uma flor." Parti o figo. Realmente, é uma flor que abre pra dentro. Comi em contrição. Agradeci ao Caio e fui lavar o banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário