sábado, 27 de agosto de 2016

Eu também não sei o que fazer


Não acordei boa, não. Como o menino dormiu na casa do pai, pude chorar, como diz Adélia, como bezerro desmamado, meu fundo desvalimento. Não precisei chorar escondido, pois como diz a poeta, quando os meninos têm lá o medozinho deles é atrás de nós, que somos grandes, que eles correm, pensando que somos fortes.Não sabem de nada, inocentes...

Acordei com a música "Dez Anjos" do Criolo na cabeça. "Dez Anjos" foi encomenda de Gal Costa a Milton e Criolo. A melodia, inconfundível é de Milton e a letra, ácida, é a marca do Criolo:

"Tanto barro pra amassar
Na sacola, uma ilusão
Na cabeça, um querer
Arma e ódio na mão
Sete chaves para abrir
Sete portas, meu irmão
Odisséia sem Uli
Biqueira, viela e pão".

Numa noite dessas, nas bordas da metrópole, Criolo explicou a letra no "Sarau do Binho". O barro para amassar era o chão do barraco que tinha que ser comprimido para não desmanchar em dias de chuva. A sacola era ele e o pai indo fazer a feira no caminhão da Cobal.


Olha, a minha vida musical se divide antes e depois que descobri o Rap. Criolo fala demais ao meu coração. Sei bem o que é pegar a sacola e caminhar alguns quilômetros, a pé, para ir até o sacolão mais barato. Sei o que é sua mãe plantar flores e verduras no barranco para que ele não desmanche em dias de chuva. E confesso, tô com muito medo desse tempo voltar.

"Só água na geladeira e eu querendo salvar o mundo", canta o outro rapper que eu adoro, Emicida. É isso que esse golpe ressuscita em mim. Um pavor do vivido em anos recentes. 

 "O gostoso do inverno é fazer rolê sem passar frio, tio". Sabe o que é isso? Não ter um casaco quentinho para as noites de inverno? Nunca vi charme no inverno. Tenho horror a frio, até hoje.

Como a mulher do poema de Adélia eu também não posso ir pro convento, pois gente com filhos não pode. Como ela, também não quero tapar os ouvidos, que é covardia. De morrer, eu também não gosto. E, francamente eu também não sei o que fazer, eu não sei mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário