sábado, 6 de agosto de 2016

"Descanso na loucura"

"Amizade dada é amor" e "qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura", já dizia o velho Guima.
Dizem que o facebook afasta as pessoas, mas comigo tem sido diferente. Conheci Ione Torres pela internet, em 2011, quando morava em Florianópolis. Ione criou um blog bacanérrimo sobre Baldim (http://baldimumdocedecidade.blogspot.com.br). Quando vi, mandei mensagem parabenizando e desde então, nunca mais paramos de nos falar. Anos atrás, cheguei de surpresa em sua casa e trocamos um abraço longo, emocionado.
As irmãs Lúcia e Jacinta, eu conhecia de vista, da infância, quando elas passavam em frente à casa do vovô, indo visitar Dona Teresa. Ficamos amigas de facebook, em 2014, durante a campanha para reeleição da Dilma e meses depois, fui convidada para um café delicioso em sua casa. Lúcia me mostrou cada cantinho e cada florzinha de seu jardim lindo e Jacinta fez com que eu engordasse uns 2 quilos, só com as gostosuras que preparou. Tudo caprichosamente arrumado numa mesa na varanda, forrada com uma bela toalha de crochê.
Também em 2011, fui apresentada à Luana, pelo facebook. E não é que nos encontramos, por acaso, num dia "não-qualquer" na UFMG? Nem não acreditei quando vi aquela moça caminhando em minha direção. Paramos uma em frente a outra e foi mais um abraço emocionado.
Ana também foi amor ao primeiro post. Emília, amiga em comum, se encarregou de uma tarde de guloseimas e patrocinou o encontro. Viramos amigas de infância.
Esta semana me chamaram no portão. Foi chegar lá e reconhecer a Elena, que também conhecia somente de facebook (me recuso a chamá-la de dona, pois deve ter a minha idade) . Obriguei-a a entrar, sentou na mesa comigo e coei um café pra nós. Até prometi ajuda, pois Elena tem um projeto lindo para recuperar nascentes. Olha só a boniteza! Fiquei de ajudá-la a conseguir as mudas de árvores nativas do cerrado.
Ainda aguardo, ansiosa, o dia em que darei um abraço na Angela, tomarei um café com o Fernando, uma cerveja com o Gleidston depois de assistirmos a um filme no Cine Belas Artes e lerei Grande Sertão: Veredas, na companhia do Genio e da Regina por esse Sertão dos Gerais.
E ainda tem o Marcos, a Shayla e um monte de gente bacana que espero, ansiosa, o dia de conhecer pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário