sábado, 30 de julho de 2016

Fora Temer

Amanhã tem "Fora Temer". Tô com vontade de ir. Se for, terei que pegar o ônibus das 6 da manhã e enfrentar 3 horas de viagem, porque o ônibus desse horário é daqueles pinga-pinga que vai parando de dois em dois minutos. Um trecho do percuso é em estrada de chão e com o tempo seco do jeito que está, a estrada está que é poeira, só.
Tô achando tudo tão calmo. Na minha TL só dois ou três chamaram para a manifestação. Os movimentos sociais e os partidos estão silenciosos demais ou é impressão minha? Enquanto isso, o desmonte não para. Em momentos assim é preciso um esforço sobrenatural para não perder a esperança. A concreta, que é tão frágil quanto a abstrata, o bichinho verde.
Em tempos assim, Saramago ensina que precisamos embalar a esperança no colo. Nessas horas lembro sempre do conto da Clarice: "Precisamos facilitar o caminho da esperança", ela nos diz. A casa precisa estar limpa, precisamos arrastar os móveis, limpar a parede atrás dos quadros. Nada pode ameaçar a esperança, esse bichinho magrelo e frágil. Vai que surge uma aranha e a devore.
E as notícias ruins seguem, uma atrás da outra. Eu nem leio mais, pois como a mulher do conto da Adélia, "tou com medo de apanhar tristeza, encardir de melancolia. Sei que sofrimento neste mundo é fazenda de todos. Mas tendo Justiça, meu Deus, ao menos miséria some, ao menos ninguém vai ter susto de ser preso à toa, de apanhar sem poder dizer essa boca é minha, explicar, de pé feito um homem, se tem culpa ou não." Mas cadê justiça?
Como a narradora do conto, eu não sei o que fazer, nem como ajudar. A impotência toma conta de mim. Tô me sentido como a galinha na chuva. Já viu que dó? Aquele passo bobo, aquele pescoço esticado pra frente, olha aqui, olha acolá, encharcada na friagem e na lama, sem resolver nada e, pior que tudo, sem saber de nada.
Por isso, hoje, eu passei o dia na faxina. Limpei toda a casa, arrastei os móveis para deixar tudo limpo, para que nada atrapalhe o caminho da esperança, para que ela não seja ameaçada por nenhuma aranha. Porque desesperança e descrença é um troço ruim demais de sentir

Nenhum comentário:

Postar um comentário