quarta-feira, 20 de julho de 2016

Bendito

Ontem, procurei no youtube a folia de Jequitibá cantando o "Bendito". Queria enviar para um amigo que aniversariava. É das coisas mais lindas que já ouvi, Não achei. Comecei a entoar, sozinha, o canto. Meu irmão me acompanhou na segunda voz. Até que não fizemos feio, não. A família toda é bem entoadinha. De vez em quando nos pegamos a cantar. Tenho vídeo gravado com ele e minha irmã cantando autos das pastorinhas. Teve uma vez que cantamos juntos, o Canto da Verônica. Éramos pelo menos umas cinco vozes e foi lindo! Uma pena não ter feito o registro. É óbvio que não era em latim o que cantávamos, mas o que o nossa memória afetiva absorveu em anos de procissão, na semana santa. Ontem, meu irmão entoou cantos que aprendeu com mamãe. Eu tomei um susto! Como assim? Quer dizer que teve um tempo que mamãe cantava? Ele disse que aprendeu muitos cantos com ela. Coincidência ou não, foi na época de mais fartura. Tempos do Guará, onde não se passou fome. Eu vi mamãe cantar uma única vez em toda a minha vida e tomei um susto. Como Diego, do Galeano, quando viu o mar pela primeira vez, eu fiquei muda de beleza. E quando finalmente consegui falar, eu disse: "mae, a senhora está cantando!" Quando, ontem, eu contei esse episódio para o meu irmao, ele deu aquele soluço, parecendo criança quando vai chorar. Depois ele deve ter se lembrado que é um jovem senhor, e engoliu o choro, Mas não conseguiu segurar as lágrimas que escorreram pelo canto do olho, que eu vi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário