terça-feira, 7 de junho de 2016

Caminhada

Vencer a vozinha que sussurra todos os dias na hora da caminhada: "não vai não, boba! Vai adiantar os trem que você tem que fazer", não é fácil. Mas venci e fui! Criolo cantando nos meus ouvidos ajuda a distrair. Todos os dias o mesmo caminho e ainda consigo reparar em coisas novas. A vaquinha estava lá, comendo numa carcaça de geladeira velha, feito coxo. Por falar em carcaça, uma outra, de um corcel II, abandonado no lote. Mais acima, um fiat 147 velho, também abandonado. Me impressiona a quantidade de carcaças de tanquinhos, essas máquinas de lavar mais baratas. São muitos que viraram lixeiras, alguns até presos no poste. Na cerca, portas de um armário, desses das casas bahia, cercam o buraco no galinheiro. Dois moleques brincando de pedreiro na porta de casa. Um deles manuseia uma enxada maior do que ele, e com água, buscada num copo de alumínio extremamente areado, faz o barro. O outro, transporta a "massa" num copo de liquidificador velho e vai levantando a mini parede, junto ao muro. Penso que aquelas marcas de mãozinhas sujas de barro no copo novo, podem dar problemas. O padeiro em sua bicicleta, espalha o som de sua buzina pelo cerradinho. Na garupa o balaio de pão. A mocinha toma o café num copo lagoinha, embaixo do pé de jamelão. Na mão, o pão recém-comprado. Os meninos refizeram as traves do campinho. Duas varas em forma de forquilha, mais um pedaço de bambu e está pronto o gol. Na cerca feito varal, à espera do sol, uma blusa branca, solitária. Na forma como está estendida, deve ter sido lavada com muito cuidado. Na volta, o menino pedreiro foge da mãe com uma vara na mão. Me meto na educação dos outros: "Não bate não, mãe! Ele estava brincando tão feliz!". Ela me sorri, como quem diz: "Deixa que é aqui, é comigo". Eu aumento o som da música nos fones de ouvido para não ouvir o choro do menino e aperto o passo para não ver a cena. Um vira lata magricela, no meio da rua, se contorce todo para lamber as feridas em suas costas. A marca de um líquido lilás denuncia que algum filho ou filha de deus se compadeceu e está cuidando dele. Ainda bem, porque já tenho três sob minha responsabilidade. E já é muito para uma recém-doutora desempregada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário