domingo, 7 de maio de 2017

Dilúvio de solidão

Tem um vídeo do Criolo no youtube gravado em dezembro de 2011 e disponibilizado em maio de 2012 (https://www.youtube.com/watch?v=9OlOUoHxbU0). Nele, Criolo está em um apartamento [? parece] em algum lugar de São Paulo. Ele diz que é a casa do [produtor] Rica [Amabis] que o está hospedando enquanto ele não tem um lugar para morar. Em um outro vídeo, cerca de 1 ano depois, Criolo canta "Casa de Mãe" [ó, um samba, mas ele não é rapper?] e diz que só aos 36 anos conseguiu realizar o sonho da casa própria (https://www.youtube.com/watch?v=vqjhJzgKhFQ). Guias azuis e brancas sob a camiseta da Cooperifa, do amigo Sérgio Vaz. ["Você quer brisa? Vai escutar poesia. Toda quarta-feira ainda tem Cooperifa], na pia da cozinha, Criolo lava uma taça enquanto canta um samba:
"Chove lá fora chuva de saudade demora
Nostalgia é guarda-chuva desse irmão
E para-raio é o pobre violão
Chove dentro de mim dilúvio de solidão
Angústia que faz sofrer
Pois boemia é pra poucos
Cachaça é água que acaba com o caboclo."
Criolo cita, um a um, xs amigx que já o hospedaram, pois o Grajaú, lugar da casa dos pais, Seo Cleon e Dona Vilani, onde sempre teve um quarto e uma cama à sua espera, fica no extremo sul da cidade de SP. Nesta época, Criolo começava a ficar conhecido depois de gravar o álbum "Nó na orelha". Ficar conhecido é modo de dizer, porque na cena Hip Hop, principalmente da quebrada, ele sempre foi conhecido.
Nos comentários do vídeo no youtube, várixs fãs questionaram estes anos todos, a autoria do samba. Eu mesma fui uma que pesquisei durante todo esse tempo, sem nenhuma pista.
Na madrugada da última quinta para sexta-feira, Criolo disponibilizou novo álbum na internet, desta vez só com sambas. E deliciosa surpresa foi ouvir na segunda faixa, "Dilúvio de solidão". 6 anos depois. Imagino que ele pode ter sido escrito muito antes. Engana-se quem pensa que Criolo faz samba só agora. Criolo faz canção. E faz canção desde sempre. 
Evoé, Criolo Doido!
Bom domingo pr'ocês ao som de Criolo!
Aqui o link para o novo álbum (https://www.youtube.com/watch?v=e193_zPMWy4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário