quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"O dia deu em chuvoso"...

Queria saber escrever bonito como minha amiga Regina Pereira. Ou que o espírito do poeta mineiro, Donizete Galvão, me visitasse ou ainda, que a entidade que sopra poemas no ouvido de Adélia em sua cozinha, em Divinópolis desse o ar da graça por aqui. Ou que me baixasse inspiração como a que visitava Cora Coralina enquanto ela fazia doce na velha casa da ponte.
Mas nada...
Criolo canta pra mim e me ajuda:
"E por mais que eu tente explicar, não consigo
tornar concreto o abstrato que só eu sinto
É como se eu ficasse aqui nesse cantinho
Vendo o mundo girar num erro abusivo"...
"Viver é muito perigoso".
Pai mata filho e pessoas invadem o Congresso exigindo intervenção militar. E eu aqui, tendo epifanias, enquanto olho pela janela azul de tramela.
A chuva deixa o morro branquinho.
O pé de mamão que cresce na janela da cozinha ensaia algumas florzinhas. Não sei se renderá frutos, mas suas folhas têm funcionado como uma espécie de toldo que impede que a chuva entre pela casa a dentro, molhando tudo. Com a janela aberta vejo a algazarra dos passarinhos. Pássaro gosta de chuva, já reparou? Agora a pouco uma andorinha estava quietinha no muro, no meio do maior aguão. Os periquitinhos verdes passando em bando, fazendo algazarra. E os pardais cantado um canto de contentamento, bem diferente do sabiá quando tá chamando chuva, no meio daquele calorão.
Nos galhos do pé de mamão, os pingos da chuva ficam suspensos naqueles caules ocos que usávamos para soprar bolinhas de sabão na infância.
Hoje, a fábrica de doces faz goiabada. O cheiro chegou até aqui e se juntou ao do capim cidreira estimulado pela chuva que cai sem parar, desde cedinho.
A cidade é um silêncio só.
Mentira!
Tem o som da chuva, que hoje veio encarreirada, me fazendo lembrar do poema de Adélia e me inspirando o cardápio do almoço: "chuchu novinho com angu e molho de ovos".
Bora separar o fubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário