sábado, 6 de junho de 2015

Propaganda enganosa


já me disseram que eu faço "propaganda enganosa" de baldim; que aqui não tem nada, mas que por causa das fotos e do que escrevo meus amigos ficam querendo conhecer a cidade. ontem, recebi a visita de um amigo querido que não via há muito tempo. ele chegou querendo conhecer os pontos turísticos da cidade. fiz com ele, o que sempre faço com as minhas visitas. comecei pela minha casa. ele viu a hortinha, os pés de quiabo já no final de  produção; viu onde plantei o milho, a hortelã pimenta, o manjericão, o pé de boldo, a moita de capim cidreira. ele observou o quintal, os "resíduos" que meu irmão pendura pela varanda, brincou com o scooby, conheceu o cazumbá e a frida. ajudou no almoço, comeu a salada de alface com rúcula que comprei na carroça do seu domingos. a sobremesa foi a bananinha cremosa feita na fábrica de doces daqui. depois saímos para caminhar pelo cerrado.
mostrei a rua e a casa onde nasci; fizemos a volta ao morro. encontramos jatobá pelo caminho e ele aproveitou para comer um, apesar daquele cheiro horroroso de chulé que a fruta tem. ele também conheceu o córrego onde lavávamos roupas e tomávamos banho na infância, mas que hoje está morto, depois de receber todo o esgoto da cidade. mostrei a ele os pés de gabiroba onde fui na infância e onde hoje, levo meu filho e sobrinhos. mostrei a capelinha de santo antônio onde frequentei as rezas e assisti muitos leilões. mostrei as ruínas do que foi o clube da cidade, mostrei o grupo escolar onde fiz o ensino primário. também apresentei algumas personagens da cidade que passaram por nós, enquanto tomávamos uma cerveja na praça. ah, e ele até conheceu uma amiga minha de infância que eu não via há muitos anos e que encontrei, por acaso. penso que ele gostou e que ficou com vontade de voltar pra ver muitas outras coisas que não deu tempo de mostrar. mas só ele poderá dizer se a minha propaganda é enganosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário