quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sala de aula: exercício de humanidade...

Um dia desses, li uma entrevista[1] do ator João Miguel, de quem gosto muito, diga-se de passagem, e fiquei extremamente mexida com as coisas que ele disse. Guardadas as proporções, os sentimentos e sensações vivenciados por ele nos palcos são parecidos com os que vivo na sala de aula: um exercício diário de alteridade, de encontro com a diferença. João Miguel disse que empresta suas memórias para seus personagens. Comigo não é diferente, são minhas memórias que alimentam o meu ofício de professora. A sala de aula é um espaço onde me reinvento todos os dias. É lugar de encontro, de diálogo, de afeto, mas também de conflito. É na sala de aula que exerço a minha humanidade, é onde, todos os dias, sou chamada a rever minha prática, com os meninos e meninas me colocando pra pensar, me instigando, me ensinando coisas novas, com aquela energia própria da juventude. Muitos alunos e alunas mais quietos, mais calados, esperam pacientemente a aula terminar para, em particular, dar seu depoimento de como tem sido legal a troca. E os depoimentos têm sido muitos... E se (meus) meninos e meninas têm sido tocados, é porque, parafraseando João Miguel, ali abriu-se um canal, que para mim é sagrado. A todos vocês, meus alunos e minhas alunas, serei pra sempre devedora. E parafraseando mais um grande mestre, de vocês quero ser discípula e testemunha ... Para sempre!

[1] Para quem quiser ler a entrevista (Entre o sertão e o abismo) ela está disponível em http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/3078,1.shl

4 comentários:

  1. Eu acredito em anjos.
    Já me deparei com alguns.
    Esses; normalmente não precisamos procura-los. Por mais que tentamos, não conseguimos nos esconder deles.
    Eles tem um dom.
    Eles enxergam o que ninguém mais vê. Chegam como nada quer, quando assustamos já conhecem a essência mais profunda de nossas almas, e de posse disso, fazem o impossível para nos tonar especiais.
    Não falemos de dívidas Mestre, pois bem sabe que jamais teremos como pagar o que nos ensina a cada dia.
    Hoje estou cada vez mais diferente, estou melhor e mais feliz, o motivo é simples;
    encontrei mais um anjo.
    Ele pra me contar um pouco da arte de viver.
    Obrigado Mestre.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acredito em anjos... Me encontro com vários, todos os dias... Agora mesmo, cá estou a falar com um...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eii professora,nós que temos que agradecer a vc por nos conceder essas aulas de imenso ganho...aprendi muito em suas aulas... sei que ainda tenho que rever muitas coisas... mais quero sempre esta buscando minha identidade...que é o ponto de partida...mais to pouco de aprendi, já me sinto com o conhecimento de todo o universo,rsrs...

    Obrigada professora... e continue a coceder o poder da palavra por esse mundo a fora,pq nada paga esse momento..

    bjus Amanda Alves - Estudante da Ufv CURSO de Educação Infantil

    ResponderExcluir
  4. Maisa - Viçosa30/05/2012, 23:24

    Lembrei das vezes que te cerquei depois da aula para conversar. Deu sds...
    PS: Passei no concurso da UFV e fui lotada no DPE. A vida não é mesmo muito engraçada?

    ResponderExcluir